Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Palavras da juventude ecumênica

As Juventudes participantes da 4ª Jornada Ecumênica, reunidas em Itaici (São Paulo), representadas por meio de diversos movimentos, espaços eclesiais, redes e instituições não-governamentais - mobilizadas pela Rede Ecumênica da Juventude (REJU) – saúdam as(os) coordenadores desta 4ª Jornada. Especialmente, festejamos a intensa presença das(os) jovens em diversos espaços de discussão, debate, partilha e liderança. Com esta novidade, irmãs e irmãos, apesar do conservadorismo de algumas comunidades de fé, sinal de um retrocesso, e das crises de organismos ecumênicos, nós confiamos que a trajetória deste movimento – que celebra cem anos da Conferência de Edimburgo - continua em construção e fortalecimento!

Somos pro-vocadas(os), com o pensamento crítico e a ousadia próprias das juventudes, a continuar afirmando a utopia de uma casa habitável para todas as pessoas. Assumimos que a justiça permanece no coração de nossa fé e a diversidade de espiritualidades é o vento que nos movimenta em seus (a)braços. As nossas marcas, os nossos rostos, nossas vozes e lutas evidenciam que a prática ecumênica de nossas juventudes acontece na pluralidade de nossos corpos, de nossos encontros e de nossa fé. Nossa realidade exige críticas e práticas contrárias às relações econômicas excludentes, que sacrificam nos altares do consumo os corpos empobrecidos e vitimizam as juventudes. Diante deste contexto, propomo-nos a trabalhar em prol de uma economia solidária, participativa e justa, na defesa da criação e da dignidade humana. Enfatizaremos e nos organizaremos para a maior inserção das juventudes em conselhos compostos pela sociedade civil e instâncias governamentais, para promover e monitorar políticas públicas em favor da justiça em nosso País. Sonhamos com a integração de nossa “Afro-ameríndia”, sinalizada nesta Jornada Ecumênica com jovens de diversos países. Esperamos que as articulações entre o nosso povo, nossa gente, se fortaleçam e se ampliem.

As juventudes aqui presentes – facilitadas pela REJU em suas mais diversas regiões – abraçam os compromissos da 4ª Jornada Ecumênica e oferecem outros quatro compromissos de atuação nacional para 2011, o ano internacional da Juventude:

1. Realizar, em organizações pertencentes à REJU, uma campanha contra o extermínio das juventudes, tendo como agentes do processo as(os) jovens pertencentes à rede ecumênica;

2. Promover uma campanha, com produção de textos e vídeos criados pelas(os) jovens, em combate à intolerância religiosa, sendo realizada em comunidades de fé e em institutos educacionais;

3. Acompanhar e fiscalizar - nos conselhos e fóruns juvenis, especialmente no CONJUVE - as políticas públicas para as juventudes realizadas pelo Governo Federal.

4. Articular conferências livres de juventudes em comunidades de fé, movimentos e organizações sociais e organismos ecumênicos, buscando a participação das(os) jovens ecumênicas(os) na 2ª Conferência Nacional de Juventude.



Por fim, afirmamos a esperança de um novo tempo para todas as pessoas e para toda a terra habitável em dignidade e justiça, a partir do texto de Joel 2. 28-29: “Eu derramarei o meu Espírito sobre toda carne: e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão; os vossos velhos sonharão; e os vossos jovens terão visões...”



Amém, Axé, Ta upeicha.



Itaici, São Paulo, 15 de novembro de 2010.

A 4°JORNADA


As experiências, como estas vividas entre os dias 11 a 15 de novembro, nos fazem refletir sobre o nosso verdadeiro papel como ECUMÊNICOS: encontrar e reencontrar pessoas de várias faces do nosso Brasil e dos demais países da América latina, partilhando uma energia com cada uma delas. Isto nos faz acreditar que todas as vivências que tivemos valem a pena.




Com certeza, somos abençoadas(os) por todas(os) as(os) deusas(es). Somos mesmo!!

São atividades assim - como a 4°jornada Ecumênica - guiadas por meio da fé e da busca por um mundo melhor pra todas(os), que nos levam a acreditar cada vez mais em nosso trabalho.

Todos os momentos vividos e discutidos, a convivência com pessoas distintas e as noites na “caverna” trouxeram dias de alegria. Até os instantes que ficávamos tristes eram momentos de felicidade, o retorno para colocar em prática tudo o que vivenciamos.



Nós, da REJU, estamos de parabéns! Afinal, nesta 4°jornada, tivemos o reconhecimento do quanto somos importantes para o movimento ecumênico. Nossa força, garra e vontade de fazer diferente faz com que todos depositem confiança nesta juventude de vários rostos, lugares e confissões religiosas. É por esta nossa forma de acreditar na possibilidade de se viver como irmãs e irmãos, lado a lado, caminhando para uma sociedade mais igualitária, acreditando no direito de se ter direito, que estamos juntos nesta andança. Vamos fazer o possível para cumprir os desafios que nos foram dados, em respeito a quem tanto acredita na REJU.



Agora, um pedido para todas as pessoas que se fizeram presentes na Jornada: seja um colaborador ou participante desta rede. Tenha certeza que saímos muito mais motivadas(os) pela vontade de vivenciarmos uma espiritualidade ecumênica. Saímos mais fortalecidos com a idéia e com o objetivo de se fazer a 5°jornada Ecumênica! Uma jornada inesquecível, como foi a 4°jornada. Uma experiência que só pode ser explicada ao se estar presente neste evento, aproveitando tudo que uma Jornada pode ser... Vamos trabalhar para manter a chama da última Jornada viva em nossos corações, junto com as visões de uma próxima.

Alberto Oliveira

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tradição ameaçada

Não é de hoje que a tradição afro-brasileira vem morrendo no país. Na cidade do rio de Janeiro, traficantes se tornarão cristãos e expulsam os adeptos do candomblé dos morros da cidade. Estamos sendo obrigados a abandonar tudo que foi construídos com muita luta por conta desses novos cristãos que não deixam de ser traficantes.
No dia 23 de outubro, a sacerdotisa Bernadete Souza (filha de Odé) foi brutalmente violentada por homens da polícia militar do estado da Bahia. Os policias colocaram a sacerdotisa sobre  um formigueiro e pisaram em seu pescoço.
Agora, é aprovada uma lei em Piraciba/SP no ultimo dia 7 do 10 .Uma lei que proíbe oferendas feitas por terreiros de candomblé, alei de° Nº 202/10 - Proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba e dá outras providências.
No Art. 1º  diz que fica proibido o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba.
Temos uma constituição que permite toda manifestação religiosa e uma cidade brasileira a prova com unanimidade esta lei proposta pelo vereador Laércio Trevisan (PR) e apoiado por vereadores dos partidos PT, PDT, PP, PPS, PTB, PR, PMDB, PRB e PSDB.
Esta lei coloca uma barreira na tradição afro-brasileira. Somos uma religião de princípios que vem de milênios e são pessoas como estas que fazem com que as tradições dos povos vão parar nos museus .