Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tradição ameaçada

Não é de hoje que a tradição afro-brasileira vem morrendo no país. Na cidade do rio de Janeiro, traficantes se tornarão cristãos e expulsam os adeptos do candomblé dos morros da cidade. Estamos sendo obrigados a abandonar tudo que foi construídos com muita luta por conta desses novos cristãos que não deixam de ser traficantes.
No dia 23 de outubro, a sacerdotisa Bernadete Souza (filha de Odé) foi brutalmente violentada por homens da polícia militar do estado da Bahia. Os policias colocaram a sacerdotisa sobre  um formigueiro e pisaram em seu pescoço.
Agora, é aprovada uma lei em Piraciba/SP no ultimo dia 7 do 10 .Uma lei que proíbe oferendas feitas por terreiros de candomblé, alei de° Nº 202/10 - Proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba e dá outras providências.
No Art. 1º  diz que fica proibido o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Município de Piracicaba.
Temos uma constituição que permite toda manifestação religiosa e uma cidade brasileira a prova com unanimidade esta lei proposta pelo vereador Laércio Trevisan (PR) e apoiado por vereadores dos partidos PT, PDT, PP, PPS, PTB, PR, PMDB, PRB e PSDB.
Esta lei coloca uma barreira na tradição afro-brasileira. Somos uma religião de princípios que vem de milênios e são pessoas como estas que fazem com que as tradições dos povos vão parar nos museus .

Nenhum comentário: