Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

4° jornada ecumênica

A participação a juventude de axé na 4°jornada e cumênica e de muita inportancia para a comunidade religiosa,e um espaço onde podesmo discurtir com outras juventudes na busca de direitos  e afirmação desses direitos para a juventude.Temos que unir forças para garantir a promoção dos doreitos a juventude seja ela qual for seu segmento religioso 

XIRÉ OBA 2° ETAPA 3 DE JULHO


SALVE SALVE







O grupo obabyan tem o prazer de convidar toda a juventude de axé para o 2° dia do xiré. Contamos com a participação de todos e todas para fazer desta atividade um evento brilhante para nosso povo.


Temos como mulher a candomblé, racismo institucional e hierarquia a juventude será tratado no dia 3 de julho no terreiro vintém de prata na estrada velha do aeroporto


Sua presença e muito importante


VENHA E PARTICIPE

1° XIRÉ OBA PARA A JUVENTUDE DE AXÉ


O xiré Oba evento proposto pelo grupo OBABYAN juventude de candomblé foi realizado no dia 15 de maio no terreiro OYA ALAFUNBI em Lauro de Freitas-BA o evento teve a participação de cerca de 60 adeptos da religião afro-brasileira alem de contar com a participação de vários babalorixas e yalorixas.


O xiré Oba é um evento voltado para toda juventude de axé, nós do obabyan acreditamos que esta juventude precisar se intrumentalizar e trousse como alternativa esta atividade uma vez a juventude ouvindo nossos, mas velhos aprendemos, mas, acreditamos em um espaço coletivo para a circulação de informação.

Na primeira etapa do xiré tratamos dos temas:

Candomblé e ética este tema tratou de trazer para um conceito nosso sobre o que é ético para o povo do axé cada grupo social tem uma ética qual a nossa? Este e outros aspectos do tema foram tratados como Ogan Lucio André, Mestre em Educação pela UNEB, Candomblé e valores espirituais, este tema tratou de como nossos valores pode influenciar esta sociedade que em que estamos? E de que maneira não deixaremos nossos valores serem quebrados por uma cultura dominadora uma cultura que não respeita o outro seja homem ou mulher que não respeita a vida?...Este tema foi tratado pela Yá lorixá Marlene Rodrigues do Vintém de Prata, licenciada em matemática pela UFBA, bacharel em Ciências contábeis pela FVC.

Candomblé e saúde esta atividade nós trousse um leque de possibilidades de como podemos cuidar da nossa saúde com folhas e frutos que por muitas vezes temos em casa e não sabemos como usar e ao mesmo tempo trazer um reforço para o uso das folhas na cura de alguns males, Alba Borges, fito terapeuta e iniciada para Ogum.

E extermínio da juventude negra, este tema tratou de como a juventude negra e de candomblé vem morrendo seja pela mão de policias ou pela negligencia do estado brasileiro com Zezé Oluqueme.

Para a juventude do obabyan foi um dia de aprendizado muito grande e temos plena certeza que este e o caminho para intrumentalizar à juventude do axé

Na busca de uma sociedade, mas justa para todos e todas.

A segunda etapa da atividade será realizada no dia 3 de julho no vintém de prata onde contaremos com a participação de Maria Zita falando de mulher e candomblé, resismo institucional com o advogado e ogan Sergio São Bernado. hierarquia e juventude com o tata Gessonildo

Esperamos todos lá

Abraços adupé.