Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

ética

ética é um conjunto de valores e principios que eu e você usamos para decidir as três grandes questões da nossa vida, que são :"quero- devo-posso"
quais são as principios que usamos en nossas vidas?
-existe coisas que eu quero mas não devo;
-existe coisas que devo mas não posso;
-existe coias que eu posso mas não quero.
Como se define a ética ?Através dos modos ,através do exemplo ,através de principios da sociedade,religiosa ou não :através da normatizações...
Há vinte anos, num auditório ,algunmas pessoas fumariam outras não . ha dez anos haveria uma placa :"é proibito fumar".Hoje não é mas preciso nenhma imposição,ninguém fuma por censo comum.Às vezes isso surge como norma quando o cinto de segurança passou a ser obrigatorio no Brasil,tinha gente que so vestia a camisa do time de futibol vaco da gama só para enganar o agente de transito, tala má vontade em obedecer a essa normatização, hoje todo mundo entra no carro e automaticamente coloca a faixa,sen nem lenbrar da multa ou para evitalas .
Isso significa que a ética vai se contruindo.
não existe ninguen "sem ética".O pedutado que frauda,rouba,o falso amigo que mente e engana eo patrão que explora seus empregados? Esses têm uma ética contrária à ética da maioria .São "antiéticos".Mas isso ainda é um tipo de deturbado de ética .



(Mario Sergio Cortella,filosofo,mestre e doutor en educação)