Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

ética

ética é um conjunto de valores e principios que eu e você usamos para decidir as três grandes questões da nossa vida, que são :"quero- devo-posso"
quais são as principios que usamos en nossas vidas?
-existe coisas que eu quero mas não devo;
-existe coisas que devo mas não posso;
-existe coias que eu posso mas não quero.
Como se define a ética ?Através dos modos ,através do exemplo ,através de principios da sociedade,religiosa ou não :através da normatizações...
Há vinte anos, num auditório ,algunmas pessoas fumariam outras não . ha dez anos haveria uma placa :"é proibito fumar".Hoje não é mas preciso nenhma imposição,ninguém fuma por censo comum.Às vezes isso surge como norma quando o cinto de segurança passou a ser obrigatorio no Brasil,tinha gente que so vestia a camisa do time de futibol vaco da gama só para enganar o agente de transito, tala má vontade em obedecer a essa normatização, hoje todo mundo entra no carro e automaticamente coloca a faixa,sen nem lenbrar da multa ou para evitalas .
Isso significa que a ética vai se contruindo.
não existe ninguen "sem ética".O pedutado que frauda,rouba,o falso amigo que mente e engana eo patrão que explora seus empregados? Esses têm uma ética contrária à ética da maioria .São "antiéticos".Mas isso ainda é um tipo de deturbado de ética .



(Mario Sergio Cortella,filosofo,mestre e doutor en educação)

5 comentários:

Unknown disse...

Olá jovens do Obá Byan, Motumbá e Mucuiu para meus irmãos! È um imenso prazer estar contribuindo com as ações do Obá Byan Inganga Yndumbe, espero que a cada encontro nosso tenhamos a oportunidade de acolher mais jovens ao grupo. Axé!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
varios itenis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
varios itenis disse...

Olá galera! Gostei muito das postagens, achei muito interessante os assuntos. Acho legal também postar o evento do Xirê Obá, para todos que visitarem o blog ficar sabendo do evento.
Axé para todos!

"Eu posso, você pode e nos podemos"
Nunca esquecam dessa frase!

varios itenis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.