Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

O OBABYAN APOIA A 3° CAMINHA "PELO RESPEITO E PAZ"


Que os encantados e encantadas de todas as nações africano-brasileira, estejam iluminando a cada um e cada uma, cada Pai, cada Mãe, cada filho, cada filha, a cada autoridade religiosa que cultua os ancestrais.



Dia 7 de novembro estaremos em caminhada; caminhada pela paz, caminhada contra o ódio que tentam espalhar sobre nós; caminhada contra a ausência de tolerância; palavra que em si mesma já carrega um afastamento.



Vamos convocar todos da nossa casa a mais uma vez participar nesse momento em que precisamos colocar nossa face nas ruas, o nosso jeito de ser, de se vestir, de se tratar com respeito uns aos outros, de nos amar em Vodunce, Orixá, Inquice e Caboclos.



Em setembro passado fez 2 anos que um grupo de nosso Povo foi violentamente agredido no Bairro de Paripe; todos os dias nas ruas, nos pontos de ônibus e dentro deles, nas estações do trem e em seu interior, nas praças, em programas de Tv’s, temos sido arrogantemente desrespeitados.



Nós não somos o “diabo”, nem cremos, nem cultuamos nenhum “DIABO”, como os fanáticos costumam dizer de nós. Eles sim, chamam-no a toda hora e acreditam firmemente na existência Dele, mesmo que seja para negá-lo. Por isso podem sofrer as conseqüências dessa crença. Por outro lado, DIABO representa um símbolo da cristandade, que vê tudo como “o bem” (DEUS) ou “o mal”. O nosso EXU nada a tem haver com essa figura. Nosso Povo quando fez essa associação, tão somente utilizou o medo dos Católicos Senhores de engenho contra eles próprios. Aliás, como todo o resto do sincretismo entre o Candomblé e o catolicismo.



É chegada a hora de somarmos nossa voz e nossa ação a outros irmãos e irmãs, que têm feito caminhadas contra esse tipo de comportamento que nos lembra o quê HITLER acabou levando o povo alemão a fazer contra: negros, homossexuais, deficientes físicos, mas principalmente os RELIGIOSOS DO JUDAISMO, antes e durante a 2ª Grande Guerra Mundial, O HOLOCAUSTO.



PODEMOS E DEVEMOS LUTAR CONTRA ISSO. Desta vez as leis estão do nosso lado; o artigo 5º da Constituição Brasileira garante: não só temos o direito à liberdade de escolha religiosa, como direito de expressá-la livremente, em particular ou em público; contanto que não fira, como fazem por aí, CONTRA NÓS, o direito À LIBERDADE RELIGIOSA do outro; portanto, TODAS E TODOS À CAMINHADA.



NÃO ESQUEÇAM AS RECOMENDAÇÕES:



• CADA Casa participar da caminhada com no mínimo 10 pessoas

• todos de branco – a caráter (se desejar)

• Não consumir BEBIDA ALCÓOLICA, antes ou durante a caminhada.

• Participar da alvorada:

Cada terreiro às 5hs da manhã, em ponto, estourar 3 foguetes de 13 tiros - é uma demonstração de união e força.